É uma selecção diferente da que esteve presente no Mundial África do Sul 2010, a última competição em que a equipa lusa esteve toda junta. À ausência de Carlos Queiroz junta-se a de Cristiano Ronaldo, Deco, Paulo Ferreira, Simão Sabrosa, Pedro Mendes, Pepe.. Começa o apuramento para o Europeu 2012 e a altura não podia ser mais instável.
O passado recente da selecção nacional só tem tido dias cinzentos desde que deixou a África do Sul 2010 derrotada pela Espanha nos oitavos-de-final. A essa eliminação (para muitos precoce) do Mundial, surgiu, semanas depois, a polémica em torno de Carlos Queiroz, da Federação Portuguesa de Futebol e da Autoridade Antidopagem. O caso continua, Queiroz está suspenso e falha os próximos quatro encontros da equipa lusa e no banco, esta sexta-feira, vai estar Agostinho Oliveira. Pelo meio outros acontecimentos que em nada contribuem para a estabilidade da equipa: Simão disse adeus à equipa das quinas, dias depois foi Paulo Ferreira, ambos invocando motivos pessoais.
Antes, no final do Campeonato do Mundo, tinha sido Deco a abandonar a camisola das quinas.
Perante lesões e ausências, surgem, por isso, caras novas na convocatória lusa. Sílvio, Nuno André Coelho e Djaló são as grandes novidades, Moutinho e Quaresma regressam. Ricardo Quaresma, do Besiktas, foi chamado para substituir Cristiano Ronaldo, lesionado no tornozelo direito no primeiro jogo do Real Madrid no campeonato espanhol e Yannick Djaló entra para colmatar a ausência do lesionado Silvestre Varela, do FC Porto.
Assim sendo, e tendo em conta os treinos que Agostinho Oliveira e a sua equipa promoveram ao longo desta semana, é provável que Portugal alinhe num 4x3x3, táctica mais habitual da selecção das quinas, com Eduardo na baliza, Miguel, Bruno Alves, Ricardo Carvalho e Fábio Coentrão na defesa. No meio-campo a aposta deverá assentar no trio formado por Miguel Veloso, Raúl Meireles e João Moutinho. O ataque deverá ficar entregue a Nani, Liedson e Quaresma.
Caso Agostinho Oliveira opte por surpreender e alterar o habitual esquema táctico da equipa, poderá entrar mais um elemento para o meio-campo, abdicando dos extremos, e o ataque deverá ser entregue aos habituais Liedson e Hugo Almeida.
No ranking da FIFA os cipriotas ocupam a posição 63, surgindo, em confronto, o oitavo lugar da selecção das quinas. Esta é a décima segunda vez que o Chipre tenta a qualificação para uma fase final de um Europeu, algo que, até ao momento, nunca atingiu, ao passo que Portugal entra na décima terceira fase de qualificação de um Europeu, tendo participado em cinco, um deles com entrada directa por ser país anfitrião.
A partida está agendada para as 20h45 no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.
| Acompanhe este jogo no "Blogue desportivo" obrigado. | |

Sem comentários:
Enviar um comentário