Páginas

Relógio

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Tradição mantem-se com padre joaquim á 40 anos

Na freguesia de Fiscal, no concelho de Amares, é na segunda-feira que se cumpre a tradição pascal.
A freguesia está dividida a meio pelo rio Homem e, por isso, o compasso foi de barco.
Noutros tempos a travessia de barco fazia-se por necessidade, hoje em dia cumpre-se a

Na segunda-feira(05/04/10), em Fiscal, Amares, o padre Joaquim Costa cumpriu a 40.ª travessia fluvial do compasso e os mordomos eram todos da família Rodrigues Ribeiro, da qual fazia parte António Variações.
“Faz hoje (ontem) quarenta anos que eu faço isto. Não deixou ano nenhum de se fazer”, disse-nos o padre Joaquim Costa.

“É para manter a tradição”, realça o sacerdote, lembrando que o cortejo continua a fazer-se recorrendo a barcos, apesar de já existir uma ponte.
“Quando comecei a fazer o compasso ainda não existia a ponte”, realça o pároco, continuando a levar a cruz, para dar a beijar a imagem de Cristo por entre o povo que se aproximava, na margem.

O dia de céu limpo, com o sol a aquecer, favoreceu a afluência de povo, da freguesia e também de fora, notando-se um ou outro estrangeiro que apreciava as flores, os foguetes, a banda de música de Cabreiros.

Um barco leva o fogueteiro. Em outro barco vai o compasso com o pároco e os mordomos. A banda de música de Cabreiros, com mais de trinta músicos, reparte-se em duas embarcações.
Em outro barco seguem jornalistas e fotógrafos. Atentos, os Bombeiros Voluntários de Amares diziam estar o nível da água superior ao que é habitual. “Choveu muito neste Inverno”, explicava um mergulhador.

Foi assim, mais um compasso em Fiscal, em quase tudo igual aos anteriores, salvo diferenças assinaladas ou outras — menos relevantes — como a de um dos barcos ter voltado ao ponto de partida para pregar um prego e ter havido necessidade de resgatar das águas um pau propulsor que havia caído ao rio.
Este ano foi a familia de António Variações que foram os mordomos com isto também fizeram homenagem a ele cantando uma música na sua estátua "Anjo da Guarda".Foi uma festa animada com muitos fuguetes á mistura e também com muita música com a banda de Cabreiros.


Deixo-vos aqui algumas fotos que tirei de manhã no rio homem:

 E para o ano há mais!

1 comentário: